Na última segunda-feira, dia 20, foi celebrado o Dia da Consciência Negra.
Este ano, o Comitê de Diversidade do Grupo Coopercarga preparou uma semana comemorativa com o objetivo de fortalecer a Consciência Negra nas empresas do Grupo, não apenas no dia 20 de novembro, mas criar uma cultura empresarial em que ações de apoio à causa negra, e combate ao racismo façam parte das entregas diárias de todos os colaboradores.
De 16 a 22, foram realizadas ações internas e externas, informativas e provocativas que puderam enriquecer esse diálogo.
Entre essas ações, destacam-se os momentos de conversas, chamados de “Papo de Teams”, que ocorreram em dois momentos.
No dia 21, com a Gerando Falcões, representados por Analú Ribeiro. Um bate-papo inspirador onde foi apresentado oficialmente aos colaboradores a parceria entre o Grupo Coopercarga e a ONG.
Em sua fala, Analú destaca que “Trabalhar em uma ONG é trabalhar com uma missão, na missão, você sabe que aquilo que você faz vai interferir na vida de uma pessoa. Unir o profissional com um propósito, sempre como um desafio a mais”.
Já na tarde do dia 22, a conversa foi com Felipe Sobrinho, Gerente ESG na Gol Linhas Aéreas e Diretor Executivo do Instituto Gol.
Felipe trouxe um parecer racial sobre a sociedade brasileira, falou sobre o posicionamento empresarial e a perda que uma empresa pode ter em não ser diversa. Conhecedor da equipe, sua participação também fez um resgate histórico do Grupo Coopercarga, relembrando ações passadas.
O Comitê propôs ainda um desafio culinário, onde os colaboradores foram estimulados a rever nomes de comidas que podem ser preconceituosos ou pejorativos, e também, resgatar e conhecer a cultura de pratos típicos de origem afro, testar essas receitas e compartilhar com os colegas de trabalho (confira na galeria).
Dieiniffer Bertucci Dick, que está coordenando o Comitê de Diversidade finaliza:
“Essa foi a primeira campanha pensada e desenhada pelo Comitê de Diversidade. Apesar de ainda estarmos nos estruturando, a troca de ideias e visões entre os colaboradores do grupo, já nos serviu como forma de ampliar os pensamentos e buscar melhorar até mesmo nosso letramento. Esperamos que todas as atividades e conversas ao longo dos dias, tenham atingido nosso objetivo quebrar tabus, desmistificar assuntos, e, principalmente, ter conversas francas e abertas. O diálogo é um ótimo caminho, mas o respeito é o que fará conseguirmos um mundo melhor e mais equitativo.”
O evento ocorreu de forma online e teve em foco o Pilar Social
SAIBA MAISReconhecimento reforça o compromisso da empresa com a saúde, segurança, meio ambiente e a qualidade no transporte.
SAIBA MAISOs treinamentos foram realizados na filial de Itupeva
SAIBA MAIS