Quer carregar conosco?
Baixe nosso APP Coopercarga Fretes

História

Unidos pelo cooperativismo!

União e determinação. Foram alicerçados nestas bases que, no dia 09 de fevereiro de 1990, 143 pequenos transportadores do meio oeste de Santa Catarina se uniram pelo cooperativismo. Surgia a Coopercarga. Sob a Presidência do Sr. Pedro Rogério Garcia (in memorian), os cooperados buscavam alternativas para potencializar sua atividade e ganhar mercados.

Assim, definiram que este objetivo seria alcançado através de um novo modelo associativo – o cooperativismo – através de uma proposta de união, do estímulo, do desenvolvimento progressivo e da defesa em geral de suas atividades e dos interesses econômicos de seus cooperados. Queriam também centralizar as compras de insumos e reduzir os custos operacionais.

Naquele mesmo dia, a Coopercarga iniciou suas atividades em Concórdia – SC, local que até hoje abriga sua sede. Foi assim que, em meio a um cenário visivelmente competitivo, este grupo de pequenos transportadores vislumbrou a possibilidade de conquistar seu espaço e concorrer com as principais transportadoras do Brasil.

A evolução da Coopercarga acompanhou o passar dos tempos. O profissionalismo foi se instalando aos poucos. Os transportadores viram na Coopercarga a oportunidade de não serem excluídos do mercado. Basicamente do transporte de alimentos, acooperativa passou a investir em outros modais, diversificando suas atividades. No setor de transporte, foi uma das pioneiras na área de logística. Iniciou o processo de criação de filiais em vários pontos do país e também em outros países do Mercosul logo após sua fundação e cuidou para fornecer a infraestrutura necessária para que a atividade fosse mantida. Postos de combustíveis foram agregados à estrutura e posteriormente passaram a ser outra atividade comercial. Da mesma forma, Centros Logísticos e de Distribuição logo fizeram parte do rol de negócios oferecidos pela cooperativa.

Hoje a Coopercarga não é só uma cooperativa com a função de unir pequenos transportadores e tentar facilitar sua permanência na atividade. É uma organização voltada para soluções logísticas que resultem em sucesso para seus clientes, ao mesmo tempo em que gera produtividade aos cooperados, promovendo o desenvolvimento da comunidade e preservando o meio ambiente.

 

FAMÍLIA DO TRANSPORTE


O desenvolvimento da Coopercarga proporcionou a formação de um conglomerado de entidades representativas do setor de transporte rodoviário de cargas, invejável no país e na América Latina. Deu apoio e contribuiu diretamente para a criação do PATE - Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada; FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte; CETT – Centro de Educação e Tecnologia no Transporte; FATTEP – Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia – TRANSCREDI – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Concórdia e Região, e é associada do SETCOM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense. 

 

HOJE... ENTRE AS 10 MAIORES E MELHORES DO PAÍS

A Coopercarga tem um só objetivo, uma só paixão: entregar sucesso. São mais de 60 unidades (entre filiais e pontos de apoio) no Brasil e em outros países do Mercosul trabalhando em sintonia, com um único propósito. Por isso, chegamos tão longe: estamos entre as 10 maiores e melhores do Brasil no transporte e logística. Mas não paramos por aí. Queremos dar um passo ainda maior: ser a maior cooperativa de logística do mundo.

Por isso a nossa história não termina aqui. Há muitas páginas a serem escritas, muitos desafios a serem alcançados. São quase três décadas de trajetória, de evolução e conquistas. E juntos, colaboradores, cooperados e parceiros, seguiremos entregando sucesso a todos que confiarem no nosso trabalho. 

Sobre nós

Ideologia Empresarial

SAIBA MAIS

Políticas

Nossa paixão é entregar sucesso

SAIBA MAIS

Premiações

Orgulho de dividir com você nossas conquistas

SAIBA MAIS
NEWSLETTER
Fique por dentro das nossas novidades!