COMO FAZEMOS

No Brasil, são descartados anualmente aproximadamente 450 mil toneladas de pneus ao ano. Se descartados incorretamente, levam em média, 600 anos para se decompor na natureza.

TRANSPORTADOR

O transportador escolhe um ponto para realizar o serviço da troca ou manutenção dos pneus

SERVIÇO NO
PONTO HOMOLOGADO

A Coopercarga possui pontos homologados sustentáveis para destinação dos pneus inservíveis

ARMAZENAGEM

Os pneus não estando bons se tornam inservíveis e os parceiros armazenam em locais adequados

RECICLAGEM

A partir de um número determinado de pneus, empresas de reciclagem realizam a coleta e destinação

NOVO PRODUTO

Empresas especializadas reaproveitam o material, gerando novos produtos

NOSSOS RESULTADOS

volume de pneus inservíveis destinados corretamente

213

USINA FOTOVOLTAICA

A Sustentabilidade, além de estar presente em nossos valores, é um requisito indispensável na Coopercarga. Em 2020, tivemos mais um projeto de sucesso: a construção da Usina Fotovoltaica - UFV Concórdia.

O consórcio entre a Coopercarga e a Unimed Concórdia dispõe de 3750 placas que possibilitam a produção e a distribuição de energia limpa, correta, renovável e sustentável para todas as unidades da Coopercarga em Santa Catarina, incluindo os postos e as filiais.
Saiba mais no vídeo abaixo:

160.000

kWh

60%

redução na conta de
energia elétrica

155

toneladas de
CO² foram evitadas

100%

de aproveitamento nas unidades da Coopercarga em Santa Catarina

DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE

Na Coopercarga, organizamos os nossos projetos e programas de sustentabilidade em macro temas que possam garantir o alcance da nossa ideologia empresarial, são eles: Governança e gestão econômica, dimensão tecnológica, dimensão social e dimensão ambiental.

Governança Corporativa e Gestão Econômica

Conjunto de boas práticas baseadas em nossos princípios e ideologia que proporcionam um melhor desempenho econômico para todos os nossos stakeholders com transparência e gestão.

Dimensão Tecnológica

Essa dimensão reflete o uso assertivo da tecnologia para a construção de um mundo melhor e para o desenvolvimento de projetos que atingem resultados eficientes em prol do meio ambiente através da tecnologia.

Dimensão Social

Desde o início de nossa trajetória, contribuímos para o desenvolvimento social dos locais onde estamos inseridos. Essa contribuição gerou um compromisso: participar e incentivar o engajamento dos colaboradores em ações de cidadania e inserção social. 

Dimensão Ambiental

Atuar de forma sustentável é um de nossos compromissos. Confirmamos essa responsabilidade com a criação do Selo Verde e diversos projetos que englobamos neste pilar.

PACTO GLOBAL

Dez Princípios Universais do Pacto Global que o Grupo Coopercarga aderiu em 2021.

Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente. 2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

2. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 3. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. 5. A abolição efetiva do trabalho infantil. 6. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental. 9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Nossas diretrizes de sustentabilidade estão alinhadas ao objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

OUTRAS AÇÕES

LOGÍSTICA REVERSA DE PILHAS E BATERIAS

Apoiamos e impulsionamos um projeto interno de grande impacto, chamado “Pilhas e Baterias: um destino correto”. Onde todo o material coletado passa por um processo de logística reversa. 

GREEN FARM

A Coopercarga promove e participa de várias atividades e diversos serviços ecossistêmicos, promovendo atividades socioambientais através da parceria com a GreenFarmCO2Free. Saiba mais.

PROGRAMA 5S

Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina. A adoção dos sensos permite criar uma cultura com foco em qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, produtividade e qualidade de vida aos colaboradores.

CHEGA DE FUMAÇA

Projeto com o objetivo de minimizar os gases poluentes dos caminhões através de testes de fumaça e teste de ruído.

NOSSOS PARCEIROS