/Diminuição dos resíduos e redução na emissão de gases estão entre as tendências do setor de logística para 2021

Diminuição dos resíduos e redução na emissão de gases estão entre as tendências do setor de logística para 2021

Anualmente, ocorre um estudo sobre as possíveis tendências do setor de logística para o próximo ano. Então, não poderia ser diferente em 2021, portanto entenda melhor sobre esse assunto no artigo.

A pandemia e a logística

Com o início da pandemia do Covid-19 houve um grande esforço para a adequação ao novo normal. Com isso, algumas ferramentas digitais tornaram-se a melhor opção para manter o funcionamento de vários negócios.

A tecnologia acabou sendo um dos assuntos mais falados de 2020, porque foi um destaque em novidades para a logística, sendo assim, responsável pelo funcionamento das operações em um cenário mais difícil.

Impactos

Não foi apenas o desenvolvimento tecnológico que foi afetado pela pandemia, afinal, também houve a conscientização entre as empresas já que o comportamento de seus consumidores mudou.

Com o isolamento social, as pessoas deixaram de realizar compras em lojas físicas. Assim, aconteceu um crescimento exponencial de setores como o e-commerce e o delivery.

Conforme os clientes optam por atendimento domiciliar, as empresas precisam estar preparadas. Dessa forma, os serviços de entregas e as concorrências aumentaram.

Tendências logística para 2021

As tendências logísticas têm como base as mudanças ocorridas, porque são elas as principais influências para um novo comportamento das pessoas. O que faz com que as empresas passem a ter que acompanhar essas decisões.

Um modo de vida diferente já afeta a forma como lidam com as mercadorias. Portanto, é preciso acompanhar cada detalhe para se manter ativo no mercado. Então, é comum que tudo se interligue.

Sabendo desse comportamento, os estudos são feitos para garantir que as empresas e investidores saibam como trabalhar. Ou seja, ajuda a fazer com que seus planos tenham o foco correto.

Veja a seguir alguns destaques entre os pontos levantados para 2021 e entenda um pouco mais o que esperar.

Imagem de mulher carregando pacotes de encomendas

Super-redes logísticas

A logística de super-rede é conhecida como a próxima configuração das cadeias globais de suprimentos. Pois, desenvolve o ambiente de plataformas digitais capazes de integrar as cadeias gerando eficiência e menor custo.

O blockchain tem sido o tipo de tecnologia mais buscado para setores, em especial os internacionais. Afinal, ela proporciona integração entre todas as partes envolvidas, e, assim, oferece rastreabilidade, transparência e moeda unificada.

Após um levantamento, observou-se que as indústrias estão adotando esse método cada vez mais. Então, ele serve como modelo de trabalho melhor para todos.

Marketplaces de logística

A face mais popular da transformação digital nesse meio são os marketplaces de transporte. Sendo eles, fortalecidos pelo próprio e-commerce e tendo como maior exemplo a plataforma digital Fretelink, que liga quem deseja transportar carga com transportadores.

Ele oferece preços e prazos para a entrega, ajudando o cliente a se programar. Além disso, fornece um rastreamento em tempo real. Assim, você tem informações de qualidade para quem contrata o serviço.

Logística omnichannel

Utiliza diversos canais ao mesmo tempo e busca uma experiência unificada. Aliás, uma das suas maiores necessidades é a agilidade no compartilhamento de informações.

Precisa maior integração entre os sistemas de varejistas e de seus provedores logísticos. Além disso, as empresas devem garantir entregas rápidas para conquistar o nível de satisfação do cliente. Então, é possível dizer que ele requer um trabalho duro.

Serviços em nuvem

A pandemia ajudou a entender a vantagem do uso de sistemas em nuvem, que permitem acesso em qualquer lugar, sem precisar estar na empresa para isso.

Há benefícios como a confiabilidade, escalabilidade e economia. Assim, esse tipo de trabalho é cada vez mais popular, ainda mais quando o assunto são soluções em intercâmbio eletrônico de dados.

Tais soluções podem ser integradas em distintos sistemas da empresa, permitindo troca de informação. Com isso, o uso dele vem crescendo cada vez mais dentro e fora do âmbito empresarial.

Logística sustentável

A sustentabilidade é um tema muito debatido na sociedade, então a logística tem se empenhado em manter esse quadro em dia.

Saber fazer o melhor uso dos produtos, serviços e materiais é uma forma de sustentabilidade. Assim, basta que tenha empenho para entender os passos e saber como aplicar as mudanças corretas.

O desafio de operações mais sustentáveis tem sido passado para todas as organizações do mundo, porque o foco para 2021 será a redução de emissões de carbono e diminuição de resíduos de produção.

Algumas ações como a adoção de combustíveis ecológicos são cada vez mais comuns entre grandes empresas. Além disso, há a otimização de rotas e crescimento do uso de veículos pequenos para entregas.

Por que se importar tanto com a sustentabilidade?

A preocupação com a sustentabilidade é um ponto comum e muito defendido para as grandes corporações. Conforme o nível de produção aumenta, é comum que haja aumento na poluição.

Saber como administrar uma empresa sem que o planeta seja prejudicado passou a ser um dever. Já que, apenas assim garantimos um mundo saudável para a habitação. Também, há o fato de que animais marinhos e de outros biomas acabam sendo afetados.

Ter consciência e buscar diminuir ruídos e outros fatores que prejudicam o meio ambiente é preciso. Então, é dessa maneira que podemos fazer a nossa parte para salvar a Terra.

As queimadas, mortes de animais e a poluição são consequências do mal uso desse poder. Por isso, é sempre importante saber o que pode ser feito para ter maior controle sobre isso. Dessa forma, respeitamos a vida acima dos produtos.

A logística é cada vez mais sustentável

Quando ocorrem esses estudos sobre os anos seguintes, a sustentabilidade sempre se faz presente. Pois, é cada vez mais necessário conseguir diminuir o contato de coisas tóxicas com o planeta.

Como as empresas e indústrias são as maiores culpadas pela poluição, necessita-se cobrar posicionamentos. Então, é isso que fazem durante esse tipo de reunião, procuram novas metas para que os índices diminuam cada vez mais.

Mesmo sendo impossível chegar ao zero, deve-se fazer projetos para estar o mais próximo possível. Logo, isso é proporcionado durante esse momento, abrindo os olhos de corporações para esse problema.

Garantir que todos os envolvidos busquem melhorias é um papel importante, porque, além de estar ajudando as pessoas, ainda beneficia a imagem da empresa de forma inovadora. Assim, todos os lados saem ganhando com esta estratégia.