/Controle sobre a emissão de fumaça, conheça os diferentes tipos

Controle sobre a emissão de fumaça, conheça os diferentes tipos

Foram aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente algumas resoluções que aumentam o controle sobre a emissão dos diferentes tipos de fumaça pelos veículos. Essas medidas visam a melhoria da qualidade do ar. No entanto, agora, é exigido que ocorram novas inspeções em veículos de grande porte. A medida não afeta o funcionamento dos veículos antigos. Daí é que se fala na necessidade buscar alternativas a fim de que o número de gases poluentes diminua!

Tendo por cerne esse problema, preparamos este texto. Nele, serão apresentadas as principais informações acerca da nocividade dos poluentes expelidos na atmosfera pelos veículos. Depois vamos sugerir ações que viabilizam a diminuição desses gases. Continue com a leitura!

Quais são os efeitos da emissão dos diferentes tipos de fumaça?

Não há dúvida que o pior efeito da emissão exacerbada de fumaça ou gases poluentes é a nocividade à saúde. Com isso, poderão ser presenciados alguns problemas respiratórios e, em casos mais graves, até mesmo câncer.

Além disso, há estudos que apontam para a existência de problemas cardíacos e risco aumentado de AVC quando em constante contato com o ar poluído, uma vez que os diferentes tipos de fumaça emitidos pelos veículos são coadjuvantes para o surgimento dessas enfermidades.

Como exemplo, há o monóxido de carbono que contribui para diminuição da capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Por outro lado, o ozônio já poderá afetar a visão e a diminuição da capacidade respiratória.

E não basta só isso, os diferentes tipos de fumaça são responsáveis pela redução da camada de ozônio. De tal modo, acabam contribuindo para o agravamento do aquecimento global e para ocorrência de chuva ácida. Até mesmo o volume pluviométrico pode ser alterado e o aumento das temperaturas pode ser percebido.

Então, não resta dúvida que é um problema de saúde pública e que as mudanças de comportamento são prementes para manutenção de nossas e das futuras gerações.

Algumas medidas para diminuir a emissão de gases poluentes das frotas de veículos

Manutenção:

A principal medida é realizar manutenções periódicas na frota. Problemas, tal como deixar de calibrar o motor, podem agravar a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Por outro lado, com o uso constante da frota, a existência de desgaste é natural e, por isso, a falta de manutenção contribui para o vazamento de substâncias tóxicas na atmosfera, agravando, ainda mais, o problema. Portanto, fazer revisões habituais na frota é fundamental para reduzir a emissão de fumaças tóxicas.

Rotas mais otimizadas:

Quanto maior a utilização de determinado veículo, maior será a emissão de gases poluentes. Com isso, faz-se importante que as rotas sejam otimizadas a fim de tornar todo o processo mais ágil e, consequentemente, mais limpo.

Já existem alguns softwares que trabalham para que as rotas sejam mais eficientes. Isso é uma maneira de tornar as rotas mais simplificadas e ajudar na redução de gases poluentes.

Afinal, quanto menos desgastado o veículo, menor será a chance de expelir fumaças tóxicas que contribuem para poluição atmosférica.

Revisão dos pneus:

Quando um pneu encontra-se mal calibrado, a tendência é que o veículo se torne mais pesado. Daí pode-se falar em maior consumo de combustível e, se considerarmos veículos de grande porte, esse aumento poderá ser considerável no fator final da poluição.

Para isso, é importante se atentar ao fato de que os pneus devem estar sempre em boas condições de uso e, sempre quando for necessário, realizar as trocas. Acompanhe o aspecto visual dos pneus com frequência!

Saiba escolher o veículo ideal:

A tendência é que veículos maiores, como os ônibus e caminhões, utilizem mais combustíveis. Então, o ideal é que eles sejam usados somente quando for necessário e nunca além do que for preciso.

E se, no caso concreto, houver a alternativa de optar por veículo menor e menos poluente, opte! Quando se trata de entregas menores, há outras opções de transporte:

  • Motos;
  • Utilitários, entre outros.

Sempre é importante contar com opções menores ou mais ecológicas. Inclusive já existem veículos com o controle dos diferentes tipos de fumaça. Isso acaba contribuindo para uma maior preservação do meio ambiente.

Conheça os diferentes tipos de fumaça e identifique o problema

Os diferentes tipos de fumaça podem estar relacionados com o tipo de problema. Então, em muitos casos, através da análise da fumaça já é possível identificar o problema do veículo.

A fumaça branca, por exemplo, tem relação com problemas no radiador. Geralmente é relacionada com a presença de líquido no radiador. Se a situação não for solucionada não só afeta o meio ambiente, mas o próprio motor do veículo.

Já a fumaça preta identifica um alto consumo de combustível. Para solucionar o problema é necessário revisar o carburador ou a injeção eletrônica, se for o caso.

Quanto à fumaça azulada, é importante ficar em alerta. Tem relação com a queima de lubrificantes. Ou seja, a lubrificação do motor está reduzindo e pode levar a seu fundimento.

É possível ser multado por conta das fumaças expelidas pelo escapamento?

O Código de Trânsito apresenta a possibilidade de multa em caso de gases expelidos serem acima do permitido por lei. É considerada infração grave e pode haver perda de pontos na CNH.

Além disso, o veículo poderá ser retido até que a situação de normalize. Então, pode-se concluir que o controle quanto a emissão dos gases poluentes é ação premente e intimamente ligada com a legislação e com a saúde pública!