História


União e determinação. Foram alicerçados nestas bases que, no dia 09 de fevereiro de 1990, 143 pequenos transportadores do meio-oeste de Santa Catarina se uniram pelo associativismo. Surgia a Coopercarga. Sob a Presidência do Sr. Pedro Rogério Garcia (in memorian), os associados buscavam alternativas para potencializar sua atividade e ganhar mercados.

 

Assim, definiram que este objetivo seria alcançado através de um novo modelo associativo – o cooperativismo – através de uma proposta de união, do estímulo, do desenvolvimento progressivo e da defesa em geral de suas atividades e dos interesses econômicos de seus associados. Queriam também centralizar as compras de insumos e reduzir os custos operacionais.

 

Naquele mesmo dia, a Coopercarga iniciou suas atividades em Concórdia – SC, local que até hoje abriga sua sede. Foi assim que, em meio a um cenário visivelmente competitivo, este grupo de pequenos transportadores vislumbrou a possibilidade de conquistar seu espaço e concorrer com as principais transportadoras do Brasil.

 

A evolução da Coopercarga acompanhou o passar dos tempos. O profissionalismo foi se instalando aos poucos e conforme a necessidade. Os empresários viram na Coopercarga a oportunidade de não serem excluídos do mercado. Basicamente do transporte de alimentos, a organização passou a investir em outros modais, diversificando suas atividades. No setor de transporte, foi uma das pioneiras na área de logística. Iniciou o processo de criação de filiais em vários pontos do país e cuidou para fornecer a infraestrutura necessária para que a atividade fosse mantida. Postos de combustíveis foram agregados a estrutura e posteriormente passaram a ser outra atividade comercial.

 

Hoje a Coopercarga não é só uma empresa com a função de unir pequenos transportadores e tentar facilitar sua permanência na atividade. É uma organização voltada para soluções logísticas, ao mesmo tempo em que gera produtividade aos cooperados, promovendo o desenvolvimento da comunidade e preservando o meio ambiente.

 

FAMÍLIA DO TRANSPORTE

 

Seu desenvolvimento proporcionou a formação de um conglomerado de entidades representativas do setor de transporte rodoviário de cargas, invejável no país e na América Latina. Deu apoio e contribuiu diretamente para a criação do PATE - Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada; FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte; CETT – Centro de Educação e Tecnologia no Transporte; FATTEP – Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia – TRANSCREDI – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Concórdia e Região, e é associada do SETCOM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense. 

 

HOJE... ENTRE AS 10 MAIORES E MELHORES DO PAÍS

 

Seu objetivo agora está centrado ao foco de sua missão, garantindo que a mercadoria chegue ao destino com segurança e no prazo previsto. São mais de 60 unidades (entre filiais e pontos de apoio) no Brasil e Argentina. Mais de 4.000 postos de trabalhos gerados e uma frota acima de 1.900 caminhões.

 

Treinamento e Segurança são prioridades em suas atividades. Através da FABET os profissionais da Coopercarga são treinados no uso de novas tecnologias e instruídos quanto a segurança e agilidade na operação logística.

 

Através de equipamentos de última geração, a carga é monitorada e acompanhada durante as 24 horas do dia. A média de idade da frota Coopercarga é de 4 anos, quando a média nacional passa dos 16 anos. Frotas com GPS, Rádios, roteirizadores automáticos e sistema de gestão integrada também fazem parte da rotina da Coopercarga.

 

O sistema de gestão da qualidade é certificado desde 2004 com a ISO 9001, quando a política de qualidade da empresa foi certificada pela empresa DET NORSKE VERITAS-DNV. Ao longo dos anos, a cooperativa vem acompanhando as revisões da norma, mantendo a contínua adequação do sistema de gestão. Já em 2005 foi certificada pelo SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), que habilita a Coopercarga no transporte de produtos químicos. E em 2015, comprovando seu compromisso com  a sustentabilidade, a Coopercarga conquistou a certificação do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 - norma que fornece uma estrutura para a proteção ambiental e alcance de objetivos ambientais de uma organização.  

 

E a história não termina aqui. Há muitas páginas a serem escritas, muitos desafios a serem alcançados. São mais de duas décadas de trajetória, de evolução e conquistas. A garra e a perseverança dos cooperados, lideranças e colaboradores devem continuar em evidência na história da Coopercarga. Certamente outros capítulos virão para consolidar essa marca, que do sonho desenvolvido com muito trabalho e confiança, virou realidade.

 

Coopercarga: Seu melhor caminho


pedro-rogerio-garcia

 

  

   “Sonhar faz parte da vida. Já realizar sonhos é para quem tem determinação, persistência e não tem medo de obstáculos.”

  Pedro Rogério Garcia – Fundador Coopercarga