Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas de Transporte: Coopercarga marca presença

08/11/2017 19:29:37 Por: Atanes Zago

Share

     O Sistema OCB realizou, no dia 26 de outubro, a primeira edição do Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas de Transporte. Os gerentes Teofilo João Secco (setor Contábil/Fiscal) e Jackson Altenhofen (Gestão Integrada) representaram a Coopercarga no evento.

     Por compor o grupo de trabalho responsável pela construção e atualização dos Manuais do Ramo Transporte e a convite do grupo organizador do evento, o gerente Teofilo João Secco participou como moderador do painel que discutiu a importância da padronização das práticas contábeis, tributárias e operacionais para as cooperativas.

     O seminário aconteceu na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e contou com cerca de 150 pessoas, representando 49 cooperativas, localizadas em 10 estados: RS, SC, PR, SP, ES, RJ, MS, MT, PB e MG. O objetivo foi dialogar sobre a utilização de referenciais comparativos, com vistas à contínua melhoria dos processos que envolvem a gestão das cooperativas.

     Na oportunidade também estiveram presentes o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e os diretores da OCB para as cinco regiões do país: Edvaldo Del Grande (Sudeste), João Nicédio Nogueira (Nordeste), José Roberto Ricken (Sul), Onofre Cezário (Centro-Oeste) e Petrucio Magalhães (Norte).

     Atualmente, o cooperativismo de transporte reúne 1.205 cooperativas, com mais de 136 mil associados, e gera 12 mil empregos.