Ideias do Programa Criativação são escolhidas

12/09/2018 21:59:08 Por: Atanes Zago

Share

     Dando continuidade ao programa “Criativação de Ideias”, as seis ideias mais votadas pelos colaboradores foram escolhidas no início do mês e anunciadas em primeira mão pelo presidente da Coopercarga, Osni Roman, em mais uma transmissão ao vivo para todos os colaboradores da cooperativa.

     As ideias escolhidas foram: “Disponibilização de Veículo e Cálculo de Fretes”, da colaboradora Josiane Ferreira Silva (Filial Poços de Caldas); “Gamification”, das colaboradoras Taís Cristina da Silva e Atanes Zago (Matriz); “Meta Compatível à Realidade do Cooperado”, da colaboradora Aline Zílio Müller (Matriz); “Módulo Web Postos de Combustíveis”, do colaborador Alaercio Campioni (Posto Concórdia); “Processo de Faturamento”, da colaboradora Patrícia Colla (Matriz) e “Carreta Coopercarga Sustentável”, do colaborador Teofilo Secco (Matriz).

     A princípio seriam escolhidas apenas 5 ideias, mas como as duas últimas ficaram empatadas, ambas foram escolhidas.

     “Após a seleção das ideias e a partir da votação, os colaboradores puderam se inscrever nos times. Em menos de 24 horas todos os times já estavam formados. Agora, o próximo passo, é realizar uma capacitação com todos esses colaboradores, a qual tem como propósito mudar o mindset dos participantes. O treinamento abordará a validação do problema, a prototipação e a validação da solução com os potenciais usuários. Ainda faz parte do projeto a etapa Play, em que os times se reunirão por dois meses semanalmente para trabalhar em cima da solução que estão propondo”, destacou Alessandra Cassol, responsável pelo setor de Inovação na cooperativa.

 

Saiba mais sobre o programa

 

     O programa foi criado pela Coopercarga para registrar, desenvolver e premiar as ideias dos colaboradores com o objetivo de estimular o potencial criativo e solucionador de problemas em todos os níveis hierárquicos organizacionais.

     Para participar os colaboradores precisaram inscrever suas ideias relacionadas a aumento de produtividade, otimização de processos e redução de custos. Após o período de inscrição as ideias foram abertas para votação.

     A próxima etapa, depois de escolhidas as ideias, foi a montagem dos times. Na sequência os times passarão por uma capacitação intensiva e mentorias durante dois meses para desenvolvimento e teste do protótipo da ideia. Serão encontros semanais para desenvolvimento do MVP (Minimum Viable Product) - Produto Mínimo Viável.

     Após a fase de prototipagem da ideia haverá a apresentação dos pitchs, em que cada time terá o tempo de 3 minutos para vender sua ideia ao time de avaliadores. O time de avaliadores será formado por três membros internos e dois externos à Coopercarga. Como membros internos poderão participar o presidente, diretores, gerentes e outros membros pertinentes ao know-how exigido para avaliar as ideias. Quanto aos membros externos serão convidadas pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação de Santa Catarina e que possam contribuir na avaliação dos pitchs.

     Serão premiados dois times referentes às ideias mais bem avaliadas, as quais serão direcionadas para uma equipe de desenvolvimento e aplicação que será junto ao criativador da ideia (proponente) executadas em nível de empresa, conforme planejamento estratégico.