Sistema de Gestão ISO9001 e ISO14001 da Coopercarga é recertificado

29/05/2018 21:44:57 Por: Jussara Acordi Loguercio

Share

       Entre os dias 07 e 18 de maio, a Coopercarga recebeu os auditores externos do ABS Group para a auditoria externa de ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade - e ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental. O resultado, após duas semanas de trabalho, foi a recomendação para a recertificação dos sistemas de gestão ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 da cooperativa.

     A matriz e as filiais Concórdia (ISO 9001 e ISO 14001), Canoas, Duque de Caxias e Recife (ISO 9001) passaram pela auditoria, que verificou a adequação e a conformidade do Sistema de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente da Coopercarga. Com a recertificação, a cooperativa demonstra que está em conformidade com os requisitos exigidos pelas normas ISO, proporcionando mais confiança dos clientes no sistema de gestão da qualidade e, ainda, prevenindo a poluição ao meio ambiente.

     Durante a auditoria, diversos apontamentos positivos foram feitos para os sistemas de gestão praticados na cooperativa, destacando os projetos estratégicos em desenvolvimento. Para Tânia Faggion, representante da direção para o Sistema de Gestão Integrado (SGI), a recertificação significa que os sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente estão adequados à versão 2015 das normas ISO e que vem sendo mantidos e melhorados continuamente.

     O diretor administrativo e financeiro da Coopercarga, Jamir Carlos Cordeiro da Silva, enfatiza que as certificações reforçam a manutenção do alinhamento dos nossos  processos e também destacam a melhoria contínua da cooperativa. “Parabenizamos a todos os que contribuem diariamente para o cumprimento dos processos, para a manutenção do nosso sistema de gestão e estão engajados na busca de um melhor desempenho e melhoria na cultura organizacional”, destaca Jamir.

      Na Coopercarga, o escopo de certificação ISO 9001 contempla: gestão de armazenamento, separação e expedição de materiais; transporte de cargas secas e refrigeradas nacionais e internacionais. Já o escopo da ISO 14001, que é aplicado à Matriz e à filial da Coopercarga em Concórdia, considera: gestão do transporte rodoviário nacional de cargas secas e refrigeradas aplicável.

 

Saiba mais sobre as certificações

 

      Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. A ISO 9001 visa demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aumentar a satisfação do mesmo por meio da aplicação eficaz do sistema.

     Já a ISO 14001 é uma norma que especifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental. Seu objetivo é melhorar o desempenho ambiental da organização e prevenir a poluição, oferecendo uma estrutura para o alcance dos objetivos ambientais, o atendimento dos requisitos e a melhoria contínua.