Notícias

Acompanhe e atualize-se! Confira aqui as notícias mais recentes da Coopercarga e do setor de logística.

Conselheiros participam de viagem cooperativista

01/04/2015 11:36:07 Por: Rafaela Martini

Share

     Conforme previa a agenda, na semana passada os conselheiros da Coopercarga Édio Signor (Conselho de Administração) e o Daniel Bavaresco Cremonese (Conselho Fiscal) participaram de uma viagem ao universo cooperativista com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em virtude da premiação recebida, ao final do ano passado, no 9º Prêmio Cooperativa do Ano.
     A viagem iniciou ainda no dia 24 de março, quando chegaram em Brasília (DF) e conheceram a sede da OCB. Na oportunidade, participaram de uma palestra sobre Estratégias Digitais, com a Dra. Martha Gabriel - especialista em mídias digitais - e, a noite, participaram do lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo.
     No dia seguinte, os conselheiros - junto com o grupo formado por representantes das demais cooperativas vencedoras do prêmio - embarcaram para Porto Alegre (RS), onde tiveram a oportunidade de conhecer o SESCOOP (RS) e ter uma breve conversa com o presidente da organização, o Sr. Vergilio Perius. Aproveitaram para conhecer a ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, uma instituição direcionada ao sistema que oferta graduação e pós graduação e possui uma biblioteca com mais de sete mil exemplares específicos do mundo cooperativista, localizada dentro do próprio SESCOOP.
     Édio Signor, conselheiro da Coopercarga, ressalta a importância deste modelo para a sociedade. "Precisamos de autoridades federais que percebam que o futuro depende da educação. O país precisa muito de adolescentes criados no mundo cooperativista", comenta.
     No dia 26 a agenda seguiu em Nova Petrópolis (RS), cidade considerada a "Capital Nacional do Cooperativismo" em virtude de ser o berço do sistema no ramo de crédito da América Latina: o município sedia a primeira cooperativa de crédito do país, que funciona desde 28 de dezembro de 1902 - a Sicredi Pioneira. Ao visitar a instituição financeira tiveram uma palestra com o vice-presidente, Sr. Mário José Konzen. Na sequência, conheceram o colégio Bom Pastor, instituição que possui uma cooperativa formada pelos próprios alunos (COOEBOMPA - Cooperativa Escolar Bom Pastor) que tem como base transformar a cooperativa num grande laboratório de aprendizagem deste modelo.
     Daniel Cremonese, conselheiro da Coopercarga, enfatiza a importância do cooperativismo na sociedade. "Nesta viagem, consegui entender muito mais sobre o espírito cooperativista. A humildade é um dos principais pilares deste universo e caminha paralelamente com a simplicidade, o crescimento coletivo, o foco no cooperado e a valorização das pessoas", afirma.
     Ainda em Nova Petrópolis, os associados conheceram o museu do padre suíço Theodor Amstad (principal incentivador para que a comunidade criasse a Sicredi Pioneira) e a cooperativa PIÁ (de geleias, laticínios e derivados). E, para encerrar as atividades com a OCB, o grupo retornou a Porto Alegre e conheceu toda a infraestrutura da central da Sicredi no Brasil, o setor de tecnologias e a biblioteca - que é aberta para todos os seus associados. 
     Signor comenta que todas as cooperativas precisariam realizar uma viagem como esta. "Foi muito válida, acrescentou muito tanto na minha vida pessoal como profissional, através da troca de experiências e o conhecimento adquirido em relação ao mundo cooperativista. Este aprendizado vou levar para minha empresa e para a própria Coopercarga, porque esta é a essência do cooperativismo: disseminar o conhecimento para o grande grupo e crescer junto, sempre em prol do cooperado", finaliza o cooperado.
     Aproveitando a viagem, logo após o término da programação com a OCB, os associados da Coopercarga visitaram a filial Canoas e, na oportunidade, trocaram feedbacks e alinharam processos junto à equipe da unidade.