COOLUZ: Coopercarga participa de iniciativa sustentável

21/07/2017 05:34:26 Por: Atanes Zago

Share

     Inovação, sustentabilidade e cooperação: com base nesses três pilares, mais uma iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável da cooperativa e do meio ambiente foi concretizada. Em junho deste ano, foi fundada a COOLUZ – Cooperativa de Geração de Energia Fotovoltaica. A COOLUZ, que nasceu em Concórdia (SC) por meio da união da Coopercarga com outras cooperativas da cidade, tem como objetivo contribuir com a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, a sustentabilidade e, consequentemente, buscar economia para todos os seus associados.

     A Coopercarga tem entre seus objetivos contribuir para um mundo melhor, colaborando com o cuidado ao meio ambiente e tornando o planeta mais sustentável. Por esse motivo, algumas ações já são desenvolvidas dentro da cooperativa com este foco, entre elas: economia de energia elétrica e água, descarte correto e separação dos resíduos, idade média e cuidado com a manutenção dos veículos dos cooperados, que passam constantemente por testes de opacidade realizados pela cooperativa.

     Para Osni Roman, presidente da Coopercarga, a fundação da COOLUZ vem ao encontro de outras ações que já são feitas em nosso país e que efetivamente farão a diferença para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta. “Cada pequeno gesto se torna grande se todos fizermos juntos e tivermos o mesmo objetivo. Para fazer a nossa parte, basta um passo”, finalizou Osni. O presidente ressaltou ainda que a adesão à COOLUZ é livre, sendo que qualquer pessoa física ou empresa, sendo ela do setor cooperativo ou não, pode fazer parte do grupo de associados. “A Coopercarga já é associada e tem orgulho de poder ser embaixadora dessa cooperativa de energia, divulgando o seu propósito e auxiliando na captação de novos associados”, completa Osni.

 

Saiba mais sobre a energia fotovoltaica

     A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar e que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

     Ainda não é possível dizer com precisão em quanto tempo a conta de luz será reduzida com a instalação dos painéis, pois isso depende de uma série de fatores, como a média de consumo mensal, a variação nos preços da energia e a imprevisibilidade do clima. Porém, é possível estimar esse tempo e a redução dos gastos com a fatura de energia. Normalmente, a energia solar gera uma economia de em torno de 80%. Após algum tempo, que, em média, é de sete anos, o investimento acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos.